quinta-feira

O Coelho Branco de Inaba, Conto Japonês


O Coelho Branco de Inaba

 Conto Japonês

O deus que era Mestre da Grande Terra tinha oitenta irmãos, os quais também eram deuses. Todos os oitenta irmãos deixaram as terras do Mestre da Grande Terra, pois todos eles desejavam se casar com a Princesa Yakami, de Inaba. Então, juntos, sairam em sua jornada rumo a Inaba, colocando nas costas de seu meio-irmão, o deus Pessessor do Grande Nome, toda a sua bagagem.
Quando chegaram ao Cabo Keta, encontraram um coelho deitado, sem pele, e disseram a ele:
-    Você deve se banhar nesta água do mar e depois deitar-se no topo da montanha para que o vento o seque.
O coelho seguiu as instruções dos deuses mas, quando a água do mar secou, o que restava de sua pele começou a fissurar, e o pobre coelho chorava em profunda dor. Mas o deus Possessor do Grande Nome, que carregava todo aquele peso, passou por último, vendo o pobre animal, perguntou:
-    Por que você chora?
E o coelho respondeu:
-    Eu estava na Ilha de Oki e desejava atravessar o mar até aqui, mas não havia meios. Por isso, enganei os crocodilos dizendo-lhes, “Vamos competir qual tribo tem maior número de animais. Vocês devem se alinhar até o Cabo Keta, formando uma fila, e eu pularei de um em um e lhe darei o número exato de membros. Assim, saberemos se há mais crocodilos em sua tribo do que coelhos na minha”. Então eles se alinharam e eu pulei sobre cada um deles. Quando eu estava chegando ao fim da linha, eu lhes disse, “Eu enganei vocês!” E o último crocodilo me pegou e dilacerou minha pele. Eu estava deitado, lamentando o ocorrido quando os oitenta deuses passaram e me disseram para banhar-me na água do mar e deitar-me ao vento. Eu fiz exatamente o que disseram, e agora estou aqui com meu corpo todo ferido!
Então, o deus Possessor do Grande Nome disse:
-    Vá rapidamente até a nascente do rio e role de um lado para o outro e seu corpo será completamente restaurado.
E o coelho fez exatamente o que o deus o havia instruído. Aquele era o Coelho Branco de Inaba, o deus Coelho.
E o Coelho disse então ao deus Possessor do Grande Nome:
-    Nenhum daqueles oitenta deuses se casará com a Princesa Yakami. Embora carregue a bagagem, será você que se casará com ela.
Neste mesmo instante, a Princesa Yakami respondia ao pedido dos oitenta deuses:
-   Não me casarei com nenhum de vocês. Eu me casarei com o Possessor do Grande Nome.
Os oitenta deuses ficaram furiosos e decidiram acabar com o Possessor do Grande Nome. Chegando ao Monte Tema, eles disseram ao Possessor do Grande Nome:
-    Nessa montanha, vive o gande javali vermelho. Nós iremos espantá-lo lá de cima e quando ele descer, você deverá segurá-lo. Se você não o fizer, nós acabaremos com a sua vida.
Assim dizendo, subiram ao topo da montanha, onde pegaram uma rocha em forma de javali, acenderam uma grande chama em volta dela e rolaram-na montanha abaixo.
Quando eles desceram, avistaram o Possessor do Grande Nome preso entre a rocha em chamas e uma árvore, e ele estava morto.
Em vista da grande atrocidade cometida ao bom deus, a Princesa Concha e a Princesa Ostra levaram água do mar e lavaram o corpo do deus. Ele se tornou um belíssimo jovem e se levantou.
Ao avistá-lo vivo, os oitenta deuses novamente enganaram o Possessor do Grande Nome, levando-o para as montanhas, onde o torturaram até a morte.
Seus pais, lamentando mais uma vez a morte de seu filho, devolveram-lhe a vida e disseram:
-    Se você permanecer aqui, será mais uma vez destruído pelos oitenta deuses.
E mandaram-no rapidamente ao palácio do Príncipe da Grande Casa, na terra de Ki. Lá, os oitenta deuses tentaram destruí-lo, e por algum tempo continuaram tentando, mas falharam.

O Possessor do Grande Nome finalmente chegou à terra de Inaba e desposou a Princesa Yakami, que deu-lhe um filho, o deus da Boa Sorte.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.